quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.
(Sl119:67)

Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus. (Lv 19:31).

Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? (Is 8:19).

Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; (Jr 29:8).

Porque os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos vêem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor. (Zc 10:2).

Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo. (Lv 20:6).

Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; (Dt 18:10).

Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis aí vou eu contra vossos invólucros feiticeiros, com que vós caçais as almas como aves, e as arrancarei de vossas mãos; soltarei livres como aves as almas que prendestes. (Ez 13:20).

Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos. (Mq 3:5).

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (I Samuel 15:23).

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.(Sl.119:160).

Os Céus Manifestam a Glória de Deus!


Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,o qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor. A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices; Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.(Salmos 19)

Em Cristo somos mais do que vencedores!

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes
na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
(I Ct. 15:57,58).

Uma brasileira se destaca em Massachusetts


By Sussen Gazal

A frente de uma das maiores organizações internacionais evangélicas, a jornalista Marleide Lima, que também é missionária, escritora e cantora sacra, enfrenta preconceitos e promete fazer um trabalho que estará marcando a Comunidade Evangélica em todo o mundo.

Visitar hospitais, prisões, asilos, creches, universidades e até falar em funerais. Você conhece alguém que gosta desse tipo de compromisso? A jornalista capixaba Marleide Lima é um exemplo. Marleide fez um curso especial voltado para servir em grandes necessidades, como essas visitas que muitas vezes deixamos para uma outra hora. O curso de capelania Internacional que aconteceu em Framingham (MA) foi oferecido pela UNIPAS – União Internacional de Pastores, que tem em sua presidência o Rev. Gustavo Adiers - em parceria com a United Chaplain International, organização da qual o Rev. Adiers é também Diretor Executivo.
O Curso de Capelania é voltado para quem não se importa em servir ao próximo sem distinção de raça, religião ou posição social. “Minha presença pode ser requisitada numa universidade de renome ou numa escola de gueto, num subúrbio da América”, compara.
Mal deu início ao trabalho nesse novo Ministério, Marleide foi chamada para coordenar o curso de capelania para todo o Estado de Massachusetts, em três idiomas: português, inglês e espanhol. Logo de entrada, encarou mudanças. O curso que antes acontecia apenas uma vez por mês e era aplicado nas reuniões da Ordem dos Pastores de New England, agora pode acontecer em qualquer dia do mês. Os interessados fazem uma inscrição e levam para casa uma apostila. Quando se sentem preparados, passam por uma prova. O exame vem selado, e pode ser feito em casa, mas sem consulta. “Eles fazem a prova na presença de três fiscais: Pai, Filho e Espírito Santo”, brinca, com seriedade, a coordenadora de Capelania Internacional.
Interessamos em saber como a jornalista se sente representando uma organização tão importante como a Capelania Internacional em Massachusetts e como faz para liderar homens e mulheres de renome no seio evangélico?
“Importante mesmo, é Jesus, - afirma, Marleide e acrescenta - o nosso Deus, sábio como é, escolhe quem Ele quer. E quando escolhe, capacita”.
Marleide Lima revelou que há, aproximadamente, três anos recebeu o desafio de pregar o Evangelho através da imprensa. Dessa trajetória missionária ela escreveu o livro “Quando o Coração Sangra”. Logo estará sendo distribuído, promete a escritora. Ela declarou que chegar até aqui não foi fácil. “Durante o meu trajeto missionário, recebi muitos tapinhas nas costas e elogios pelo trabalho que desenvolvia através da imprensa, porém, muitos não acreditaram que eu fosse chegar a lugar algum. Eu fazia e faço missões na imprensa a nível voluntário isto é, não existe nenhuma missão ou organização como ponto de apoio. E, no início, ao pedir apoio para desenvolver a obra, os homens me ignoraram. Mas não me intimidei e nem parei porque eu tinha convicção desta chamada missionária. Mas, confesso que muitas vezes fraquejei e questionei com Deus, dizendo-lhe que eu não ia agüentar a caminhada. E quando não tinha lágrimas para derramar eu gemia diante do trono. Um dia o Senhor me disse através de seu Santo Espírito: repreende o teu pranto, enxugue as tuas lágrimas, pois o teu trabalho já foi aprovado. Assim, o mesmo Senhor que me provou e aprovou, é o mesmo que tem sustentado a boa obra. Durante o meu trajeto e até hoje, Deus tem levantado pessoas que têm abençoado a minha vida. E apesar do preconceito e da falta de apoio de muitos líderes, O Senhor está sempre a dizer “Não temas, porque eu sou contigo” afirmou a Coordenadora de Capelania em Massachusetts.
Ao perguntar como se vê à frente da organização, ela responde: Coordenar uma obra como a Capelania Internacional em três idiomas é um verdadeiro presente de Deus. O máximo que desejei foi ser capelã e desenvolver este ministério com muito amor; Porém, o Senhor me escolheu para liderar e espero corresponder as expectativas de Deus e fazer a obra como "obreiro aprovado". Esse ministério foi profetizado há mais de dois anos por um profeta de Deus, Pr. Ezequias, residente no Brasil. Eu não o conhecia, mas o Obreiro Roberto Sanches, de São Paulo, me falou desse irmão e pediu que eu escrevesse um testemunho sobre a vida dele porque esse pastor tinha sido milagrosamente curado de câncer. Ao ligar para ele falando do meu interesse em publicar sua história, ele me disse: irmã, antes de começarmos a falar, vou revelar a você o que Deus está me mostrando; Deus está dizendo que vai colocar na mão da irmã uma obra tão grande que a irmã não vai acreditar, e os homens vão ficar pasmos. E Deus está me mostrando, também, um movimento muito grande de pastores, correndo em direção da irmã. Eu pensei: Esse movimento de pastores deve ser correndo em minha direção para apoiar o meu projeto missionário! Bem, a história não para por aí, diz a Coordenadora e ela recomenda: Leia o meu livro Quando o Coração Sangra que você vai saber a trajetória da minha história missionária na imprensa até chegar ao Ministério de Capelania”.
A senhora é a primeira mulher a ocupar um cargo de liderança no Ministério de Capelania, vivendo num mundo machista, como estão vendo a sua liderança?
“Bem, Jesus veio quebrar paradigmas, e Deus continua fazendo o mesmo. Os pastores, missionários, os verdadeiros homens de Deus sabem que o Senhor não faz acepção de pessoas. É claro que em muitas igrejas, se chegasse um Líder de Capelania Internacional em Massachusetts, ele logo seria anunciado com destaque. Porém uma mulher, ainda há muita resistência; em alguns eventos os pastores me apresentam como jornalista ou missionária, mas nunca como líder de Capelania; mas eles vão se acostumar, porque Deus está levando muitas mulheres para servi-lo em todas as áreas onde só os homens tinham acesso. É o grande exército de Deus desta última hora. Não me importo quando sou ignorada e na realidade pouco me importo com honrarias terrenas. Mas, o importante mesmo, é que o Senhor está sempre de olho em mim.”, ela ri e acrescenta: “Ele me conhece e isto é o que importa”.
Para divulgar o trabalho, Marleide visita igrejas evangélicas. O maior interesse em fazer capelania ainda é por parte de pastores e evangelistas, mas várias mulheres membros ativas da igreja em que congregam, missionárias e pastoras já estão com as apostilas em casa se preparando para a prova. No meio de quase 90 inscritos, 25% são mulheres, mas ainda bem que a vocação tem falado mais alto do que o preconceito. Marleide ensina que para o interessado saber se realmente o curso de capelania tem a ver com ele, é preciso estar atento a algumas características pessoais, como uma vida consagrada e o conhecimento bíblico. Na apostila é possível saber que o primeiro capelão extra-oficial na história do Cristianismo foi José, filho de Jacó. “Ele foi um destaque na prisão onde se encontrava”, explica Marleide.
Na apostila também é possível aprender as diferentes abordagens que um capelão precisa saber para começar uma visita. O primeiro passo é sempre chegar calmo. “Uma pessoa agitada nunca poderia ser um capelão”. Outro cuidado é para nunca combater nenhuma religião. A função do capelão é confortar e falar do amor de Jesus. Outro detalhe importante na missão de um capelão é lembrar de nunca prometer nada que não possa cumprir, como por exemplo, dizer que vai visitar os familiares de algum preso e depois esquecer.
Para funerais é importante saber consolar. Falar em um momento de meditação com palavras apropriadas. A apostila levanta algumas sugestões, como a Primeira Carta de Coríntios, capítulo 15. Ou o Salmo 116, que fala quando a morte é preciosa. “A capelania abre muitas portas, mas, é preciso saber chegar com humildade”, aconselha Marleide. Nos Estados Unidos, principalmente, os americanos dão muito valor ao trabalho voluntário. Quando se apresentam oficialmente, os capelães mostram uma credencial importante. A carteira de couro preto tem o emblema de capelão ,um brasão impresso na mesma empresa que fabrica o distintivo dos agentes federais americanos”.
A próxima formatura vai acontecer no dia 16 de março de 2002, com um culto de Ações de Graças que será realizado na sede da Assembléia de Deus, na cidade de Boston. Marleide declarou também que estará formando uma comitiva para entregar os convites a autoridades brasileiras e americanas de Massachusetts. “Esta é a forma de dizermos que somos um povo que está nos EUA fazendo a diferença e ajudando a construir um mundo melhor. Deve-se lembrar também que o Ministério de Capelania Internacional é interdenominacional. O culto de formatura pode ser em qualquer Igreja de ordem Evangélica. Depois de formados, os novos capelães podem exercer seu trabalho em qualquer parte do mundo. Muitos seguem viagem para países distantes, na Europa ou na África e também no Brasil”, finalizou a Coordenadora da United Chaplain Internacional em Massachusetts, Marleide Lima.

Obs: Matéria redigida pela jornalista Gazal, publicada com algumas alterações no Jornal dos Estados (Boston,MA) e Braziliam Times de Massachusetts e na Revista Linha Aberta (Estado da Florida).

domingo, 23 de novembro de 2008

A Voz do Evangelho e Capelania Voluntária

Apresentamos o The Gospel Voice Ministry-Ministério A Voz do Evangelho (TGVMAVE), projeto que o Senhor colocou em o nosso coração e estamos trabalhando com a finalidade de ver este sonho realizado. Estamos implantando o ministério de Capelania Voluntária, tanto no âmbito nacional como internacional. Recrutar e treinar capelães para desenvolver a obra de Deus, salvando almas e praticando a misericórdia, levando alento aos corações desesperados é o que mais ansiamos. O culto inaugural aconteceu nas dependências do TGVMAVE em Somerville, MA, e contou com a participação de pastores, missionários, evangelistas e membros de diversas igrejas tais como: Batista tradicional, Batista Renovada, Assembléia de Deus, Presbiteriana, Pentecostal etc. Foi uma reunião singela, com apenas 45 irmãos, e alguns visitantes, porém, a presença do Santo Espírito foi visível entre nós e todos os participantes puderam testificar da gloriosa unção de Deus em nossas vidas, “tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” (Fl. 2:2).
Por deficiência de espaço físico temos tido as nossas dificuldades, mas esperamos em Deus que isso seja solucionado brevemente. Quer seja aqui onde implantamos a nossa base ou no Brasil, não importa. Deus está no controle e estamos totalmente na dependência do Senhor. Tivemos nossos encontros mensais, cursos de capelania e formatura de Capelania pela UNITED CHAPLAIN ITERNATIONAL e UNIPAS em várias igrejas de Massachusetts. Agradecemos as amadas igrejas e seus pastores que nos receberam: “First Brazilian Baptist Church of Greater Boston em Charlestown,MA, (Pr. Nivaldo Nassif), Assembleia de Deus em Cambridge,MA (Pr. Salmon Silva), The First Presbyterian Church em Somerville-MA, (Pr. Diógenes Bezerra), Assembleia de Deus Marlboroug – (Bishop A. Montreuil), Igreja Batista Betel, Framingham,MA (Pr. Murilo Crispim)”.
Através do TGVMAVE queremos levar a nova do evangelho aos rincões de nossa Pátria e até os confins da terra. São muitos os desafios que temos. Não corremos atrás de glória, aplausos, riquezas terrenas, mas caminhamos com a finalidade de ver vidas salvas e abençoadas, corações transformados, famílias restauradas com o poder do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor. Outra meta do TGVMAVE é enviar e sustentar obreiros, como também socorrer os pastores que gastaram suas vidas na pregação do evangelho e hoje se encontram sem teto e sem sustento. Temos recebido e-mails e telefonemas de obreiros que, para vergonha nossa, pois, temos muitas igrejas e grandes ministérios com recursos significantes que poderiam ajudar a esses irmãos e nada fazem.
Não exibimos rótulo de nenhuma denominação. Somos parte do Corpo de Cristo e pertencemos ao Reino de Deus. Obedecemos aos ensinamentos de Jesus Cristo que nos comissionou a pregar o evangelho a toda criatura. O mundo inteiro precisa saber que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas, tenha a vida eterna. (João 3:16). E aos que, de bom grado recebem a sua salvação, devemos ensinar-lhes a guardar todas as coisas que o Senhor mandou que guardássemos. E com a certeza de que Ele está diariamente conosco através do seu Santo Espírito prosseguimos marchando firme.
TGVMAVE anuncia as Boas Novas do Evangelho através da imprensa. Desde que chegamos aos EUA, (1995), o Braziliam Times tem sido canal de bênçãos para a divulgação da Palavra de Deus. Mas no final de 1998, a convite do Editor Sr. Edirson Paiva Júnior, iniciamos o nosso trabalho missionário. Assumimos a diretoria do Departamento de Marketing Comercial dos Evangélicos, aceitando assim, o desafio de anunciar Jesus através da imprensa, trabalhando tempo integral. Alem de cobrir eventos evangélicos nosso trabalho jornalístico foi bastante abrangente e se desdobrou nas áreas de economia, política, cultural, esportiva e social.
Aproveitamos para dizer aos irmãos, obreiros e ministros do Senhor que o nosso mais sincero objetivo é levar até você artigos e informações que possam edificar a sua vida, como também, quando necessário, fazer chegar até você esclarecimentos que poderão abrir os seus olhos contra os equívocos que têm surgido nos últimos tempos. Não desejamos apontar o dedo para este ou aquele pregador. E, se por ventura, você ao ler nossos artigos se enquadrar em alguma referência, não se sinta ofendido, porque essa não é a nossa pretensão, porém, convidamos você a uma reflexão e como diz a Palavra em lamentações, se for preciso, “Ponha a tua boca no pó, talvez ainda haja esperança”.
Deus abençoe a sua vida.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

IDOLATRIA É PECADO! É ABOMINAÇÃO AO SENHOR!


FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR!

Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? (Sl 4:2). Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. (IS 42:8).

É assim que diz: AQUELE QUE É, QUE ERA E QUE HÁ DE SER.
Ele não surgiu, Ele não foi achado, Ele não foi fabricado por mãos humanas. ELE É HOJE, SEMPRE, E ETERNAMENTE. Amém.
Porque dele por Ele e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele!
Se o Brasil estivesse sobre a égide do SENHOR JESUS, e não de um ídolo que alguém fabricou e, quem sabe? Arrependido, o tenha quebrado e lançado às águas, a nossa Nação Brasileira seria feliz e vitoriosa porque a Bíblia diz que: FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR!
A Igreja de Jesus Cristo, conduzida pelos Apóstolos seguiu fielmente a Palavra de Deus. Mas o Apóstolo Pedro disse: Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (II Pedro 2:1). Quando os homens começaram a introduzir a idolatria no seio da igreja, eles renegaram o Soberano Senhor e perdeu a visão. O apostolo Pedro está dizendo aos crentes de sua época que aqueles que desviassem dos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, introduzindo heresias na igreja, estaria trazendo sobre eles mesmos repentina destruição. O Senhor Jesus recomenda: examinai as Escrituras porque vós cuidais ter nela a vida eterna e são elas que de mim testificam. Entretanto, aparecem falsos mestres para dizer que a Bíblia é de difícil interpretação e que um leigo não deve ler a Palavra de Deus. Mas, sabe por que dizem isso? Porque quando eles a leem para o povo em suas congregações, distorcem a palavra, adulteram a sua mensagem; e, se o povo começar a ler a Palavra de Deus, buscando a orientação e discernimento do Espírito Santo, ele vai entender e se converter e vai reconhecer a soberania do Senhor Jesus! Ele vai entender que Deus não divide a sua glória com os ídolos, com imagem de senhor ou senhora! O povo vai entender que FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR! E sabe o que o povo vai fazer? O povo vai pedir perdão a Deus e vai destruir todas as imagens de escultura que serviram de laço para afasta-los da verdade; o povo vai quebrar o pacto que fez com Satanás, praticando a idolatria; o povo vai fazer uma aliança com o único Senhor reconhecendo a sua soberania, assim como o fazia o povo de Israel.
Portanto, a Bíblia está à disposição do povo brasileiro para dizer que: IDOLATRIA É PECADO! É ABOMINAÇÃO AO SENHOR; Preste atenção povo que chama pelo nome do Senhor! Se você acredita que Deus condena o pecado da pedofilia, do homossexualismo, do aborto, da pornografia, da violência etc, etc, saiba que do mesmo modo, Deus condena o pecado da idolatria. A Bíblia diz: Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
A Bíblia está à disposição do povo brasileiro para ensinar que Deus diz: Ouve ó Israel, EU SOU O ÚNICO SENHOR! Não farás para ti imagem, semelhança alguma do que há no céu, nem na terra, e nem nas águas debaixo da terra.
Mas não é assim que ensina a igreja que se revela como agente do Reino de Deus na terra e que tem do céu, um representante.
O Apóstolo Paulo diz em I Coríntios, a partir do capítulo 4, 5 e 6: sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só, que é Deus.
A Bíblia está à disposição do povo brasileiro para dizer que: por trás de qualquer imagem o qual o homem possui e faz dela objeto de adoração, tem um demônio operando; por isso Paulo diz: Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?
Mas, os falsos mestres, esses guias cegos que não enxergam e nem deixam o povo enxergar; esses bodes-guias não desejam que o povo tenha conhecimento destas e outras verdades, porque a Palavra de Deus diz que Satanás cegou o entendimento deles. Deus adverte: Contra os pastores se acendeu a minha ira, e castigarei os bodes-guias;(Zc 10:3a. Através do Sacerdote Zacarias o Senhor mandou um recado aos sacerdotes de Israel e está mandando o mesmo recado aos sacerdotes da Igreja que diz seguir o apostolado de Jesus. Ele vai castigar os bodes-guias. Aliás, já começou. Não somente esta palavra se aplica aos bodes-guia da Igreja que diz seguir o apostolado, como também aos bodes-guias das Igrejas evangélicas que agem da mesma forma, "que está fazendo o meu povo errar, diz o Senhor".
O Senhor, através desta Palavra está convidando o povo ao arrependimento. Arrependa-se, portanto, você que adora e se prostra diante de imagens feitas por mão de homens, para pedir alguma graça. Saiba que a Bíblia diz que por trás de qualquer imagem os demônios é quem estão atuando para enganar. A Bíblia diz que Deus não habita em imagens. Muitos desses guias cegos dizem que as imagens são como fotos de nossos familiares. Isto é mentira! Porque você não se ajoelha diante de uma foto para fazer algum pedido e se por acaso o fizesse você estaria cometendo um pecado abominável, também; Preste atenção: mesmo que você se prostre perante uma imagem dizendo que o seu pensamento está em Deus, isto é abominação ao Senhor. Os Salmos 115 diz: Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim, como todos os que neles confiam.
Por isso a Palavra diz: Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. Casa de Arão, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. O SENHOR se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão. Abençoará os que temem ao SENHOR, tanto pequenos como grandes. O SENHOR vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos. Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra.
Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio. Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Louvai ao SENHOR.
Lembre-se que Apocalipse 20 tem uma sentença para aqueles que não obedecem a Palavra de Deus e adulteram os seus ensinamentos: Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Que o Senhor tenha misericórdia da sua alma.
Deus abençoe a sua vida.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Resgatando o que Satanás roubou?



Meu irmão, a única coisa que você precisa resgatar das mãos do diabo, para Deus, são as almas! "Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios.Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei.Assim diz o Senhor: ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho e andai, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos nele". (Jr.6:19,20;18).
Fui convidada para uma programação, intitulada: Noite de Talentos, da juventude de uma igreja evangélica, na cidade Watertown,MA. Vários obreiros se encontravam presentes, pastores, missionários e a juventude queria mostrar o melhor em dons e talentos. Um jovem pregou com eloqüência, outros cantaram, declamaram e tudo transcorria na mais perfeita ordem dos padrões que conhecíamos de programas apresentados pelos "santos de Deus". Mas, em dado momento o programa tomou rumo inusitado. O auditório foi surpreendido com um som ensurdecedor e um casal saiu dos últimos bancos e desfilou pela lateral do templo e o púlpito foi retirado, "abrindo ala", para o par artístico. Um pagode “gospel” invadiu o ar e muitos jovens começaram a balançar o “esqueleto” e os dois, no autêntico rebolado do samba, começaram uma dança sensual no altar do Senhor. O Pastor ficou desconcertado, deixou a esposa na tribuna, e foi se esconder no seu escritório. Os obreiros que ocupavam o banco onde estávamos não sabiam o que fazer. Senti náusea por ver até que ponto a liderança tem deixado o diabo debochar da casa de Deus. Comecei a orar pedindo ao Senhor que me perdoasse por presenciar tal infâmia em sua casa e, covardemente, não levantar a voz contra aquela abominação no altar. Os jovens que aplaudiam o casal se deram conta do que estava acontecendo e os sorrisos foram se apagando. No final da apresentação a esposa do pastor assumiu a palavra e disse que o casal, "bailarinos profissionais", e novos convertidos, com aquela performance estava resgatando o que satanás havia roubado, para Deus. Misericórdia, Senhor! Irmãos, "coisa espantosa se andam fazendo na terra!" Exclama o Senhor.
É o que vem acontecendo na casa de Deus. O mundo está sorrateiramente entrando nas igrejas e o profano vai invadindo o santo e a liderança, “inocentemente”, acha que Deus precisa que seus filhos saiam atrás das iguarias do diabo e as transforme em manjar para o banquete do Rei! Deus não precisa do lixo do mundo! Deus não precisa que seus filhos resgatem os louvores que o mundo presta a satanás; Deus não precisa do rock, rap, do samba, do pagode, do baião, da batucada e tantas outras preferências mundanas; o que é do agrado do diabo deixa com ele! Se Deus quisesse que trouxéssemos as iguarias do diabo para a sua igreja Ele não diria: "Não sejais seus companheiros! Sai do meio deles povo meu!"
Meu irmão, a única coisa que você precisa resgatar, das mãos do diabo, para Deus, são as almas! É pelas almas perdidas que você precisa ter paixão! Jesus derramou o seu sangue na cruz para nos salvar do pecado e, salvos, devemos nos afastar da contaminação do mundo. Ele disse que o mundo jaz no maligno! O Apóstolo João aconselha: não ameis o mundo nem o que no mundo há; se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele. Muita gente vai para a igreja, mas, não deixa a bagagem do mundo. Jesus disse: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha.(Lc.5:36) Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam. (Mt. 9:17). Se você vem para Jesus ele vai lhe dar uma roupa nova. Tudo se fez novo! Quando você decide seguir a Jesus com autenticidade, as coisas do mundo se tornam insignificantes e não lhe atraem mais. Com Jesus, tudo se faz novo em sua vida! O velho homem fica para trás e você é renovado no espírito e revestido de um novo homem, criado em justiça e santidade, sem parceria com o mundo.
Resgatando para Deus o que satanás roubou? Chega ser patético ouvir isso de alguém que tem o conhecimento da Palavra de Deus!
Preste atenção no que diz o Apóstolo Paulo. Ele nos aconselha a nos livrar do velho homem, isto é, da pessoa que éramos antes de conhecer a Cristo. "E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes as condenai. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus".
Deus quer a Sua Igreja vivendo a Sua santidade e não se comunicando com as obras das trevas, trazendo o imundo para ser parceiro do santo. Deus não aceita fogo estranho no altar! A Bíblia diz que Nadabe e Abiú, filhos do Sacerdote Arão, morreram quando levaram fogo estranho perante o Senhor (Nm. 26:61). A Bíblia não relata de onde eles tiraram as brasas para o incensário, mas o certo é que aqueles ministros da casa de Deus não deram a devida importancia a santidade de Deus e esqueceram que Deus não aceita qualquer coisa no sagrado ato de cultuá-lo.
Após a programação, o casal, marido e mulher, vieram nos cumprimentar e, sem que os questionássemos alguma coisa, nos explicou que eles, com aquela "dança sensual", estavam oferecendo o melhor deles para Deus. Levou o imundo para o altar e pensou estar dando o melhor para Deus!
Igreja do Senhor, preste atenção no que você tem oferecido para Deus! O seu melhor pode não ser o melhor para agradar o coração de Deus! O seu melhor pode representar fogo estranho para Deus.
O rei Saul também foi oferecer o seu "melhor" para Deus e perdeu a unção de rei. “Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para saudá-lo. Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre”. (I Sm.13:10,13)
Antes de deixar o templo, o pastor daquela igreja nos chamou no seu gabinete e nos pediu desculpas, dizendo que ele não estava a par dos acontecimentos e não sabia que o casal faria tal apresentação, porem, acrescentou que não poderia podar a juventude de satisfazer seus gostos porque se o fizesse a igreja ficava vazia. Mas, nós não fomos àquele evento como fiscal de Deus, longe disto! Fomos para adorar ao Senhor! Mas quando vemos o profano invadindo o santo, não há lugar para adoração! Não há lugar para oração! Há lugar para choro, porque o Espírito de Deus nos move para clamar as misericórdias do Senhor, por nós, e pela igreja. Creio que até mesmo o Espírito Santo se retira para interceder por nós, com gemidos inexprimíveis. (Rm.8:26). Mas, aquele líder não estava preocupado em agradar ao Senhor, e sim em manter a casa cheia! E como ele, infelizmente, encontramos centenas de outros que permitem tudo, desde que a casa fique cheia.
Certa vez presenciei uma voz profética interromper uma apresentação de uma banda de "pagode gospel", dizendo àqueles componentes do grupo, que Deus não estava satisfeito com aquele som., e queria colocar uma nova canção nos seus lábios. O Pastor da igreja disse aos jovens que continuassem fazendo o que eles sempre fizeram, pois aquela mulher era uma insana. Pois bem, passado algum tempo a profeta voltou àquela igreja com um outro recado para o pastor; ele a expulsou do seu gabinete chamando-a de bruxa. Poucos anos depois, aquele templo que recebia milhares de fiéis foi fechado e o conjunto se dispersou. Na mesma família sacerdotal em uma vertente daquela igreja o líder foi aconselhado por um pastor que pregava em sua igreja, para que não deixasse o mundanismo entrar na igreja porque se assim o fizesse seu ministério ia cair. Ele ironizou o profeta e disse à sua igreja: "não fiquem impressionados com essa profecia; os costumes da américa são diferentes do Brasil". Resultado: poucos meses depois, a igreja foi dividida e o seu "reino" passado para outras mãos.
Não sou movida por profecias e nem ando atrás delas. A única profecia irrefutável para mim é a que encontro na Palavra de Deus, a Escritura Sagrada. Mas, se alguém nos traz uma palavra profética, a Bíblia diz que devemos examiná-la. Isso não quer dizer que toda profecia vem de homens de Deus. Jesus disse: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade".(Mt.7:22,23).
É visível que o mundo está invadindo as igrejas que se reunem em nome do Senhor, e se Deus levanta um profeta para levar uma mensagem contra a irreverência que se tem presenciado no santuário, surgem os sacerdotes e os falsos profetas, que só falam o que agrada o povo, ignoram o recado de Deus, e ameaça o verdadeiro profeta de Deus. Era assim no tempo dos profetas de Israel. Jeremias que o diga! Quantas ameaças de morte ele recebeu por falar nome de Deus! "Então, os sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos próprios ouvidos.(Jr. 26:11). Muitas igrejas estão sendo contaminadas pelo mundo e o Senhor lamenta: Os seus sacerdotes transgridem a minha lei e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano, não fazem diferença, nem discernem o imundo do limpo e dos meus sábados escondem os olhos; e, assim, sou profanado no meio deles. (Ez 22:26).
Mas, o Senhor tem uma promessa para àqueles que não se dobraram diante de "baal"! Para os que não se conformam em ver o imundo invadindo a casa de Deus. Ele diz: "E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo". (Ez:44:23). No livro de Salmos o último hino convida tudo quanto tem fôlego para louvar ao Senhor. O salmista diz: "Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor". O Salmista quis dizer que em todas as nossas ações o Senhor deve ser adorado. Isto não quer dizer que a igreja deve admitir que o altar seja transformado em "palcos de shows" para satisfazer a vaidade do joio que trás seus gostos e costumes do mundo para contaminar o trigo. Davi, após suas batalhas, se alegrava e comemorava suas vitórias com a dança, mas, ele não levou a dança e nem a batucada para o templo, ao contrário da baderna que presenciamos em muitos templos, ele disse: GUARDA O TEU PÉ QUANDO ENTRARES NA CASA DE DEUS.
A igreja primitiva abalou o inferno! Com as atrações mundanas que andaram transformando em adoração a Deus? Não! Com o testemunho de Jesus em suas vidas, e o poder da oração. Era com ferramentas santas: testemunho e oração que a Igreja dos Apóstolos convertia multidões.
Em nenhum texto das escrituras sagradas somos aconselhados a adorar a Deus com critério artístico do mundo, mas, somos aconselhados à transformação e renovação do nosso entendimento para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nós.
Que o Senhor o desperte, meu irmão, para o louvor sincero sem interferência das trevas. Deus não precisa e nem quer que seus filhos saiam a procura do imundo para ser levado diante da sua face e nem recebe as atrações do diabo, como santas. Creia nisso, amados! Não se conforme com o mundo.
Deus abençoe a sua vida

domingo, 9 de novembro de 2008

Ouvindo a voz do Povo

Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti, para que não te torne em assolação e terra não habitada. (Jr. 6:8)

Dois líderes estavam, num agradável colóquio, discutindo sobre a melhor forma de conduzir a Igreja. Um deles se dizia realizado com o sucesso do seu ministério porque construíra um grande templo, sua igreja possuía um rol de membros invejável, era bem organizada e seu salário podia assegurar-lhe um nível de vida até certo ponto, mais do que confortável; além do mais, ele era um conferencista internacional e seu ministério tão bem estruturado era o modelo que todos gostariam de imitar, compartilhava com o amigo. – “E, sabe qual a razão do meu sucesso, caro colega? Eu aprendi a ouvir a voz do povo e comecei a atender as suas expectativas”.
O outro líder, que apesar de não ter um grande rebanho, e seu salário pastoral lhe proporcionar uma vida modesta, o suficiente para dirigir um carro popular, ouvia calado, mas, meditativo sobre os moldes os quais seu colega conduzia a obra. Ao se despedir do amigo, disse: eu prefiro continuar ouvindo a voz de Deus, atender e entregar as expectativas de Deus ao povo.
A exposição desse diálogo não é uma fábula e nem um conto fantasioso, porém, é a realidade do que temos presenciado. Quando, pela bondade do Senhor, eu assumi a liderança de capelania pela UNITED CHAPLAIN INTERNATIONAL (New York-NY), fui eleita, também, representante da União Internacional de Pastores, pela UNIPAS (Newark, NJ), com a responsabilidade de eleger a sua diretoria no estado de Massachusetts; e assim o fiz indicando os nomes de obreiros ao meu presidente, os quais foram apresentados em plenário, postos em votação e aceitos. Na ocasião, de representante passei a Relações Públicas do ministério, porém, isso não me impedia de continuar na liderança de Capelania. Bem, o então presidente estadual, eleito, certo dia, enquanto eu lhe pedia permissão para continuar usando as dependências do templo para as reuniões mensais de capelania, me disse: Você está fora da capelania. Eu não preciso mais de você. Fiquei pasma e me surpreendeu a sua atitude porque ele havia, recentemente, assumido o pastorado da Igreja na qual eu era membro e eu pensei que pudéssemos realizar a obra de Deus em parceria e harmonia; afinal ele era meu pastor. Eu lhe disse que apesar de ser ele o presidente daquela organização, não tinha autoridade para me depor do cargo que exercia porque sua gestão era estadual e eu havia sido eleita por uma assembléia internacional. Na realidade ele era quem estava debaixo da minha autoridade naquela liderança, como um capelão e eu debaixo da sua autoridade, como ovelha. E a meu ver não deveria haver choque de lideranças porque diante de Deus éramos iguais. Estávamos naquele ministério como servos de Jesus, e, Ele disse que o maior deveria servir o menor. “Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt. 20:26-28). Foi assim que aprendi, pois eu temia o Senhor e tinha meus princípios doutrinários. Jamais iria passar por cima de sua autoridade como meu pastor, e mesmo sendo líder eu tinha consciência de que precisava estar debaixo de sua cobertura espiritual para conduzir aquele ministério tão maravilhoso, porém, tão espinhoso.
Infelizmente, muitos homens do mundo machista não aceitam a nova condição dada por Deus às mulheres. Deus tem levantado e capacitado mulheres para guerrear e assumir o pelotão de frente nas fileiras do seu Exército. Mas, eles acham que é humilhante ouvir o que Deus tem a ensinar através dos lábios de uma mulher. Mulheres não podem assumir o púlpito de suas igrejas para pregar; mulheres não podem exercer cargos de liderança. Imaginem se Baraque pensasse o mesmo e não aceitasse Débora como sua parceira para combater contra os inimigos de Israel!
E, certamente, se esses homens vivessem na época de Jesus eles seriam os primeiros a mandar matá-lo; porque Jesus amou, valorizou e restaurou as mulheres da humilhação em que viviam e aceitou o trabalho da mulher em seu ministério. "E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido JESUS desde a Galiléia, para o servir;" (Mt. 27:55).
Mais tarde, falando com um membro da organização sobre o que havia acontecido e o meu desapontamento com a atitude do novel presidente, ele me aconselhou, dizendo: Não fique assustada com certas atitudes de colegas. Você é uma líder e por estar exercendo um cargo de alto nível o qual muitos gostariam, e, também pelo reflexo do bom trabalho que está fazendo, não é de estranhar que seja incomodada. Não se impressione por isso; ele acabou de assumir o pastorado da igreja e seu objetivo é crescer; cresce com ele!
Eu não estava disposta a conduzir a obra fora das convicções que diante de Deus havia assumido. Mas, como a maioria, aquele líder também seguia a voz do povo e seu objetivo era crescer, não importava os meios.
Jesus disse que a ovelha segue a voz do pastor, e não o contrário. Mas, porque o pastor perdeu a direção de Deus, ele segue a voz do povo; ele obedece e atende as exigências do povo. E quando o líder pára para escutar a voz do povo ele não sabe o que fazer porque são muitas vozes a escutar, e por isso a visão do chamado se perde; obedecer a voz de Deus e levar somente a sua mensagem ao povo já não é tão importante. E quando ele fala, o povo ouve, mas, não entende a Palavra; o pão é oferecido, mas a fome seca os ossos; a água jorra da fonte, mas, não sacia a sede dos sedentos; e em muitos lugares a igreja está tão visivelmente decadente como o povo de Israel quando não havia liderança: cada um fazia o que queria, diz a Palavra.
Nestes últimos tempos tem se levando ministérios, pastores, profetas e eles fazem, não segundo o que diz as Escrituras, mas segundo o que cada um quer. O povo está sendo convocado para grandes ajuntamentos e ele vai; e muitos não medem sacrifícios com os gastos com taxas e estadias, quer seja em hotéis de luxo, pousadas fazenda, etc, porque os organizadores destes eventos se esforçam para levar o povo em lugares atrativos porque a voz do povo quer o que lhe encanta os olhos.
A juventude enche os templos e passa horas clamando pelo pão e a água da vida e nunca é saciada; as igrejas gastam milhões para informatizar, equipar e modernizar seus templos; seus líderes se esforçam para se informar e se atualizar intelectualmente, correm atrás de títulos acadêmicos e dos púlpitos exibem seus mestrados e doutorados, mas, os que ocupam as confortáveis poltronas de suas igrejas não são capazes de influenciar e transformar a sua vizinhança porque as pregações de seus líderes não são capazes de mudar a própria vida deles. O povo de Israel levava o Senhor lamentar: Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra. Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto? Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade.(Jr 6:14). Sabe por que isto está acontecendo? Porque a maioria dos líderes, apesar de seus jejuns, seus esforços e "sacrifícios" estão mais interessados em ouvir a voz do povo; e por ouvir a voz do povo pouca ou nenhuma diferença está havendo entre o que se identifica como servo de Deus e o que não é servo. “Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem; no tempo em que eu os visitar, tropeçarão, diz o Senhor”, (Jr14:15).
Uma vez ouvi um jovem dizer: esse pregador está ultrapassado! Para muitos, falar o que Deus manda e exortar o povo ao arrependimento é estar ultrapassado, impedir que o mundanismo execute seu intento de destruir as "veredas antigas" que mostram a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve, é estar fora da modernidade, é ser um pregador obsoleto. “A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa, e não gostam dela”. (Jr 6:10). Tem muita gente que se identifica como filho de Deus dentro da igreja, mas, fora das quatro paredes tem vergonha de testemunhar da palavra do Senhor; tem vergonha de se identificar como um cristão; tem vergonha quando um irmão se aproxima dele e lhe saúda com a paz do Senhor Jesus.
Mas, o que está acontecendo com essa gente porque ela ouve as pregações; faz parte dos ajuntamentos; vai aos chamados: encontro com Deus; participam das campanhas de libertação, de curas, e de prosperidade; então, porque não há mudança na cidade, se em cada esquina tem uma igreja que prega transformação? Porque a violência toma conta da cidade e as cadeias estão cheias de pessoas desesperadas e sem sentimento pelo bem? Porque a Palavra não penetra no coração das pessoas e as transforma? Sabe, Por quê? É porque o Pastor foi chamado para conduzir as ovelhas e não para ser conduzido por elas. Porque entre o rebanho há o joio e trigo e o propósito do joio é destruir o trigo. "Porque ímpios se acham entre o meu povo; andam espiando, como quem arma laços; põem armadilhas, com que prendem os homens. Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram; Engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados. Porventura não castigaria eu por causa destas coisas? Diz o SENHOR; não me vingaria eu de uma nação como esta? E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim não me conhecem, diz o SENHOR. E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz". Assim se encontrava Israel e assim se encontra muitas igrejas que estão implantadas na terra como agências do reino de Deus. Foi por ouvir a voz do povo que o Sacerdote Arão, irmão de Moisés levou Israel ao pecado da idolatria. “E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal”; (Ex 33:21,22). O povo é inclinado ao mal desde que os nossos primeiros pais pecaram desobedecendo ao Senhor. Muitas vezes o povo não sabe discernir a mão direita da esquerda e faz o que lhe apraz segundo o seu enganoso coração. Por isso o povo precisa de um guia que ame a sua alma e o conduza nas veredas do Senhor porque o propósito de Deus é que todos o conheçam, que sejam salvos, que o obedeçam e que os seus lideres andem debaixo do seu comando e não segundo os seus próprios entendimentos.
Deus abençoe a sua vida.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Voz do Evangelho e Capelania Voluntária

Capelania é um ministério de servir a Jesus exercendo misericórdia quer seja numa universidade de renome, como numa humilde escola de periferia; num hospital de atendimento ao alto escalão do governo, ou num simples posto de saúde; num presídio de alta periculosidade ou numa cadeia de bairro; numa creche afagando uma criança ou num asilo ouvindo queixumes de velhinhos abandonados por suas famílias; numa Companhia do Exercito, Batalhão Militar ou no Congresso Nacional. Não importa onde Deus o queira usar, o Ministério de Capelania é interdenominacional. Assistir pessoas nas suas necessidades reais é papel daqueles que são chamados ao ministério de capelania. O ministério "A Voz do Evangelho" trabalha como um Centro de Treinamento e Capacitação de líderes de Capelania afim de que eles treinem as pessoas das suas igrejas locais; O ministério "A Voz do Evangelho" atua como um prestador de serviço contínuo a igreja não só durante o treinamento de líderes, mas em todo o processo de instalação do ministério de capelania local e depois, na área de acessoria do ministério que consiste em dar acompanhamento aos ministérios locais, servindo de auxílio entre o campo e a igreja, dando ligadura, unidade e fazendo com que as pessoas de diversas igrejas e denominações trabalhem de forma organizada, sem correr o risco de que duas igrejas estejam fazendo a mesma coisa, no mesmo lugar em dias e horários diferentes. Nesse sentido, o ministério a voz do evangelho não trabalha diretamente na área de capelania, mas na divulgação, treinamento, capacitação e na organização da ação objetiva a prática dos ministérios a partir da igreja local.

Faz de Novo, Senhor!

Entrevistando o Pr. Dr. Russel Shedd, para o Brazilian Times, solicitamos que desse a sua opinião sobre a inquietação que tem surgido nas igrejas em nome do avivamento. Ele, então nos falou do verdadeiro avivamento e as mudanças que ocorrem na sociedade quando o Espírito Santo de Deus age no meio do seu povo e este deixa ser transformado. Dr. Shedd lembrou que na Inglaterra, no ano de 1904 começou um mover do Espírito Santo que durou pouco mais de um ano, mas, foi o suficiente para impactar o mundo todo.
Em um de nossos artigos: Avivamento ou Movimento? Discorrendo em concordância com o Evangelista Dr. Josué Irion que, também, em entrevista ao Brazilian Times, afirmou que o avivamento o qual muitos líderes vêm anunciando, ainda não havia chegado a Boston, fomos questionados se o que estava acontecendo na comunidade evangélica da AD Ministério de Boston na qual as pessoas caem, tem crise de risos, vêem forma humana na parede do templo dizendo ser forma de Deus, seus líderes se comunicam com os mortos, recebem mensagem de anjos etc, etc, se todo aquele fenômeno não seria manifestação do avivamento. Mais de três anos se passaram. O império da ADMB caiu, a igreja se dispersou e dezenas de novas congregações surgiram anunciando que o avivamento pleno estava neste e naquele ministério e o tema continua em evidência; não se fala em outra coisa nas igrejas, nos programas de rádio e televisão, na imprensa evangélica. Mas, questionamos: onde está o verdadeiro avivamento? Avivamento não é transformação? Avivamento não é amor e unidade, a começar pelas igrejas? Mas, nunca se viu tanto desamor e tantos escândalos estampados nas manchetes de revistas e jornais como nos últimos tempos. Escândalos esses, provocados por líderes religiosos os quais em nome de Deus tem construído impérios e conquistado a simpatia de multidões. Certo dia um senhor me perguntou: um pastor pode fazer coisas erradas? Respondi: não deveria, mas, todos nós somos passíveis de erros e um pastor, também, está sujeito à queda e erra porque é humano. Aquele senhor continuou falando da má conduta dos líderes americanos e brasileiros que tem escandalizado a fé cristã. Infelizmente, o evangelho tem sido manchado pela falta de testemunho daqueles que não andam segundo os ensinamentos de Cristo, e por isso os fatos evidenciam que se o povo de Deus não buscar um novo conserto, o avivamento está muito distante de nos atingir. Todos querem bênçãos, querem destaque na mídia, querem crescimento, buscam riquezas, mas, não buscam mudança, porque a mudança não vem de fora para dentro e sim de dentro para fora. A mudança precisa partir da própria liderança e assim ela vai contagiar a igreja e a igreja à família e esta, a sociedade. Desta forma vamos ver cidades, estados, países e governos transformados e abençoados. O que temos visto é muito show, teatro, e oba-oba. O povo vem aos templos, mas, sai da mesma forma como entrou porque a maioria de sua liderança não está preocupada com a transformação do povo, mas sua meta é a glória terrena e riquezas ao custo da fé e desespero daqueles que buscam bênçãos e não transformação de suas vidas e, como no tempo de Israel, embora seus dirigentes achem natural o que fazem, o Senhor os chama de casa de salteadores. Será esta casa que se chama pelo meu nome um covil de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR. (Jeremias 7:11) E o Senhor lamenta também através do profeta Oséias: Quando me disponho a mudar a sorte do meu povo e a sarar a Israel, se descobre à iniqüidade de Efraim, como também a maldade de Samaria, porque praticam a falsidade; por dentro há ladrões, e por fora rouba a horda de salteadores,(Oséias 7:1).
Vozes proféticas têm se levantado para alertar o povo de Deus para um conserto sincero, mas, o povo não quer ouvir os profetas que vêm em nome de Deus. O povo quer ouvir os profetas mercenários aos moldes de Balaão que com a sua falsa doutrina levou o povo de Israel a ruína praticando coisas abomináveis ao Senhor. O livro de Apocalipse refere às ações de Balaão na carta que Jesus enviou a Igreja de Pérgamo através da visão do Apóstolo João: “Mas, algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem, (Apocalipse 2:14).
E, quando os profetas que falam em nome de Deus leva uma mensagem ao povo, aparecem os “Pasur” da linhagem sacerdotal para feri-los e tentar calar-lhes a voz. A Palavra de Deus diz que os tempos serão difíceis, mas, aparecem pregadores oferecendo um evangelho fantasioso em que o crente não terá que se confrontar com o pecado, não terá problema financeiro, não enfrentará a doença, as dividas serão anuladas etc. Jesus nunca disse que estaríamos livres de aflições, mas, nos encorajou a ter bom animo e garantiu que estará conosco todos os dias. Jesus quer ver a sua igreja avivada, cheia do poder de Deus.
Nosso entrevistado, Dr. Shedd, diz: “John Wesley se tornou no pregador de multidões porque a influência de um avivamento que atingiu a Inglaterra o contagiou. John voltava derrotado dum breve ministério na colônia americana de Geórgia no mesmo navio em que alguns morávios viajavam. John Wesley, muito impressionado com a paz com que eles enfrentaram uma temível tempestade, ficou convencido que algo importante faltava em sua vida, ainda que, sacerdote anglicano. No dia 24 de maio numa pequena reunião com alguns morávios em Londres, o coração de John foi estranhamente aquecido".
Quando o povo de Deus estiver, verdadeiramente, dentro do avivamento, não estará livre das dificuldades, mas, controlado pelo Santo Espírito, vivendo o avivamento, terá equilíbrio e paz para vencer as dificuldades. Queremos avivamento não para enriquecer o povo de bens materiais porque as riquezas terrenas que os ladrões minam e roubam e fazem os líderes religiosos pecarem pela ganância de possuí-las, vão ficar aqui. Mas queremos avivamento para que a igreja esteja preparada para subir e habitar eternamente com Jesus. A Palavra de Deus nos aconselha no livro de Romanos a não ambicionar coisas altas, mas, a nos acomodar as humildes. Jesus disse que não andássemos correndo atrás dos tesouros terrenos, mas, que buscássemos investir nos tesouros do céu.
Falando sobre o impacto que causou o avivamento da Inglaterra, Pr. Shedd diz que John Weslei, incansavelmente, montado num cavalo percorreu 400.000 kms, e fez 40.000 pregações durante 50 anos. Esse avivamento poupou a Inglaterra da terrível revolução que abalou a Franca em 1789.
Dr. Shedd afirma: “Não há dúvida que algumas marcas de avivamento tem tocado os evangélicos, porém, podemos questionar esta conclusão: Onde estão os candidatos para missões transculturais que marcaram os avivamentos do passado? Onde está a profunda convicção de pecado que produziu conversões numerosas, profundas e duradouras? Quando o missionário David Brainerd pregava para os índios de New Jersey, os pagãos ficaram tão compungidos pelo Espírito que gritavam com dores espirituais angustiantes durante horas. Charles Finney, o mais renomado avivalista da primeira metade do século 19, pensava que pela dedicação e oração concentrada, um avivamento poderia ser produzido. Jonathan Edwards, o líder reconhecido do Primeiro Grande Despertamento na Nova Inglaterra do século 18, pensava o contrário. Sua experiência confirmou que avivamento vem pela soberana vontade de Deus. Não é possível programar um avivamento, mas, é incontestável que a oração tem papel importantíssimo no preparo e promoção de um avivamento. Reuniões de oração começaram na cidade de Nova Iorque na velha igreja holandesa de Fulton Street, em 1858. Homens de negócios reuniram diariamente para pedir o mover extraordinário de Deus. Outras reuniões começaram em outras cidades. O avivamento que Deus mandou para o mundo de fala inglesa em 1858-59 foi de tal maneira marcante que Pr. Martyn Lloyd-Jones pregou o ano do centenário sobre avivamento na Capela de Westminster em Londres, na esperança que Deus mandasse outro cem anos depois. Concluímos que o avivamento, essa obra extraordinária de Deus num individuo, numa igreja, ou numa região geográfica, muda radicalmente o equilíbrio na guerra espiritual. O Diabo perde, e a vitória de Deus se manifesta visível e poderosamente. Por isso devemos pedir que o Senhor faça de novo o que ele fez no passado, enviando um derramamento do Espírito de modo poderoso e transformador, finalizou o nosso entrevistado desta edição, Pr.dr. Russel Shedd.
Que assim seja! Mas, hoje, o avivamento ainda não chegou à cidade de Boston, MA, onde está sendo proclamado porque a maioria dos líderes dobra suas pernas, mas não dobra seu orgulho; rasgam os vestidos, mas, não rasgam o coração! Porém, Deus pede para rasgar não a roupa, mas, o coração, pois, os vestidos rasgados são trocados por outros mais luxuosos e num coração quebrantado só o Espírito Santo de Deus pode agir.
Que possamos ver o povo de Boston impactado com o avivamento das igrejas brasileiras; que possamos ver o nosso Brasil contagiado pelo mover do avivamento na vida das igrejas evangélicas; e que essa transformação nos dê um País sem corrupção, sem violência nas ruas; que possamos ver cadeias vazias e as famílias saindo de suas casas livres sem medo de uma bala perdida; e que todos os corações sejam cheios do conhecimento do poder e da glória de Deus. Avivamento é mudança! Avivamento é conversão! Avivamento é transformação! Faz de Novo, Senhor!