quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Luz e trevas se encarando?


"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus". (Mt 5:16)

Jesus afirmou que somos a luz do mundo. Ele disse também que a lâmpada não pode ficar debaixo do velador ou dentro de um objeto, escondida. Mas num lugar visível, num lugar em que possa dar claridade para segurança de quem passa. A luz de um farol não pode emitir seu brilho ao navegante se o farol estiver embaçado pela fumaça ou poeira. Assim é nossa vida em Cristo. Cristo é a nossa luz e nós somos seus faróis, ou suas lâmpadas para brilhar no mundo. Por isso não podemos esconder nossa lâmpada e nem deixar que o nosso farol seja ofuscado por uma lâmpada suja de pecados, ou nossos simples "equívocos". Não somos perfeitos, desculpamos, mas, o Senhor diz: Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está no Céu; Não somos santos, mas o Senhor adverte: Sede Santos como o vosso Pai é Santo.
O mundo nos vigia e cobra perfeição da nossa parte e ele tem razão. Sabe, por quê? Porque durante muitos anos cobramos do mundo transformação. Saia da escuridão! Saia das trevas de Satanás! Alçamos nossas vozes e anunciamos um evangelho de santidade, de compromisso, de testemunho, de vidas transformadas, vidas comprometidas com o Reino de Deus. E o mundo parou para nos escutar e as pessoas do mundo vieram e encheram os templos. Mas, o mundo não foi transformado; o mundo entrou nas igrejas do seu jeito e ao invés de ser contagiado pelos os santos de Cristo, a igreja tem sido contagiada por seus “encantos” e muitos dos seus membros se contaminaram. A negritude do pecado tem ofuscado a luz das nossas lâmpadas e o evangelho tem sido envergonhado. Não estamos conseguindo dissipar as trevas e ela vai ganhando terreno e ofuscando a nossa luz. Alguém escreveu uma composição dizendo: O País do Futebol é o País da adoração. Realmente, o País do futebol é o País da adoração! Mas, a quem? Não é o País que adora totalmente o Senhor Jesus! Por enquanto no Brasil, a maioria adora a Senhora Aparecida, Senhora da Luz, Senhora da Penha, Senhora do Rosário, Senhor do Bom Fim, etc, etc, e todos os santos inventados pela Igreja Católica, e, também, o FUTEBOL! E, por falar em futebol, eu já vi um pastor evangélico anular o culto da igreja por causa dos jogos da copa do mundo, e pior ainda, ele usou o santuário do templo para exibir os jogos; trocou a glória de Deus pela glória do futebol; e onde era o lugar de adoração, virou um “clubão” com direito a churrasco, refrigerantes e gritarias. Isso aconteceu nesta última copa, em 2006. Mas, eu sei que aquele pastor agiu assim com a melhor das intenções, usando os jogos da copa como estratégia para ganhar almas para Jesus. Porém, o evangelho não precisa desse tipo de subterfúgio para conquistar almas, porque mais importante do que uma bola ou outro tipo de atração que há no mundo, é o nosso testemunho que fala mais alto. A imagem de Cristo refletida em nosso ser é suficiente para atrair almas para o reino de Deus porque o Senhor Jesus disse que nós somos a luz do mundo. Ele disse também que devemos buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as demais coisas nos serão acrescentadas. Creio que até mesmo a satisfação de ver um time de futebol ou qualquer outro esporte recebendo os louros da vitória nos é permitido. Mas quando trocamos a glória de Deus pela glória do mundo provocamos escândalo e ofuscamos a luz. Creio também que não é usando o símbolo de uma bola que o nosso País, chamado Brasil, será despertado para adorar o Senhor Jesus; Não é nos conformando com este mundo e até imitando os seus costumes que vamos conquistar almas para o Reino de Deus; Podemos, sim, conquistar casa cheia, mas casa cheia de mentes conformadas com o mundo, não significa vidas transformadas pelo poder do evangelho. O Apostolo Paulo adverte: Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento,(Rm.12:2).
Mais adiante o compositor se expressa: “luz e trevas se encarando”. Você pode imaginar treva encarando a luz? Será que ela consegue? Não é permitindo que luz e trevas se encarem que vamos desfazer as obras do diabo, porque a luz veio ao mundo para dissipar as trevas e onde há luz não pode haver trevas, e se luz e trevas se encaram, com certeza essa luz não vem de Jesus! Satanás transformou suas trevas em tal luz, para enganar aos que vivem conformados e envolvidos com o mundo.
A Bíblia diz que o diabo se transforma em anjo de luz. E, se deixamos que a nossa fique cara a cara com as trevas é porque a nossas luz está embaçada. Porque não pode haver comunhão entre luz e treva. Quando a luz aparece, as trevas desaparecem, fogem! Sabe por que? Porque a luz dispersa as trevas! Luz bane totalmente as trevas! Jesus disse que somos a luz do mundo, mas essa luz só pode brilhar e dar claridade ao mundo quando nos desprendermos das coisas que há no mundo e deixarmos o Espírito Santo de Deus nos controlar de tal maneira que as trevas não vão poder encarar a nossa luz; quando pudermos dizer como o Apóstolo Paulo: Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.
E enfim, que jovens, velhos e crianças, numa só canção, possam dizer: Espírito de Deus vem, refulge em nós! Brilha, Jesus, a tua luz em mim! E, eu, ao mundo minha luz vou brilhar.
Que jamais nos conformemos com este mundo ao ponto de encarar as trevas, mas, que a luz de Cristo brilhe tão forte em nós, e através de nós de forma e tão real, que as trevas não tenham chance de se aproximar, mas que sejam, totalmente, banidas do nosso meio.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos céus. (Mt.5:16)
Deus abençoe a sua vida.

Nenhum comentário: