domingo, 26 de outubro de 2008

Tira as Sandálias dos teus pés

E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. (Mt 21:12,13).

Quero que você reflita comigo algumas considerações que o Santo Espírito de Deus tem trazido ao meu coração referente ao que está acontecendo nas igrejas do Senhor Jesus. Primeiro quero que analise algumas questões e responda a você mesmo: Quem é Deus para você? Quão importante é para você estar na casa do Senhor? A roupa que usa quando vem adorar ao Senhor seria a mesma que usaria se Jesus estivesse aqui em pessoa? Você tem prazer de se preparar para encontrar com o seu Rei Jesus? Que roupa usaria para um encontro com o Presidente do seu País? (...) Quem é mais importante? O Salmista diz: alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor. Será que Jesus não merece que você se apresente diante dele com maior reverência?
O Diabo coloca na mente de muitas pessoas que a casa de Deus é um lugar comum, que Deus não se importa com a forma pela qual nos apresentamos diante dele. Mas isto é mentira! O Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente e exige respeito e reverência quando nos adentramos em sua casa. " Moisés, Moisés, Moisés, bradou o Senhor: Tira as sandálias dos teus pés porque o lugar em que estás, é terra santa", ordenou o Senhor a Moisés no monte Horebe. Preste atenção! O Senhor não disse brandamente, não sussurrou. Ele gritou: Moisés! Sou Eu! O Santo dos Santos! O Todo Poderoso ! O Grande Eu Sou! E Onde Eu me apresento é Terra Santa! A presença do Senhor exige reverência, exige temor!Pois quando Deus está presente, um lugar comum se transforma em terra santa! A sua majestosa presença invade o lugar e é impossível não reverenciar a sua glória. O nosso rosto brilha com a glória de Deus como o rosto de Moisés! O temor invade a nossa alma como aconteceu com Daniel! Quando Jesus aparece, caímos por terra como Saulo de Tarso! Porque onde Deus está há mudança! Onde Deus está algo de extraordinário acontece e as pessoas não podem ser como antes.
Estar na presença do Senhor não significa que tenhamos que ostentar roupas de luxo ou exibir as grifes mais caras das vitrines, porém, devemos lembrar que o Senhor é o nosso Rei e estar em sua presença dever ser para nós muito mais importante do que estar recebendo o maior estadista do mundo. Devemos sempre lembrar que a presença do nosso Deus é terra santa. A Igreja é terra santa! Há momentos de confraternização quando as famílias se abraçam, os amigos se cumprimentam, marido e mulher, noivos, namorados se contemplam com ternura; mas passou o momento voltemos nosso pensamento para a majestosa presença do Senhor e nesse momento, nossa mente deve estar totalmente dominada pelo Espírito Santo para que a nossa adoração chegue diante do trono como cheiro suave e aceitável aos olhos de Deus. Há tempo para tudo debaixo do sol, diz a Bíblia. Temos em nossas casas os momentos de lazer, temos os clubes recreativos para ficarmos à vontade com nossos amigos e familiares, mas quando vamos a casa de Deus devemos ir com o único propósito de adorá-lo. A sua casa é terra santa! O Senhor compraz com o ajuntamento do seu povo, mas, precisamos estar atentos a sua voz e respeitar a sua casa! Ou o pecado está tão arraigado em nossas mentes e nos acostumamos tanto com o mundo, que tudo em nossa vida se tornou comum? E ao invés de nos igualarmos a Deus, sendo perfeitos, ao invés de seguir as pegadas de Jesus, seguindo seu exemplo, queremos que Deus se iguale a nós. Quando o Senhor diz: Sede santo, porque Eu o vosso Deus sou Santo, dizemos: Senhor, os tempos mudaram e queremos que venha a nós e se adapte aos nossos costumes porque estamos habituados a viver assim! Fazemos o que todos fazem e fora disso, é coisa do passado. Estamos no século vinte um e o Senhor deve se adequar a modernidade dos nossos dias. Em muitas igrejas ouvimos seus líderes dizerem: fiquem à vontade porque estamos na casa do papai. Depende do papai! Há muitos pais que não se importam com a desorganização de suas casas e os filhos fazem o que querem. Nessas casas há sujeira, há desordem, há gritarias, há confusão, há desentendimentos, há desamor. Mas na Casa do Pai é diferente! É Casa de Oração! É Terra Santa! O nosso Pai é Santo e exige santidade; é perfeito e exige perfeição; é justo e exige justiça; é fiel e requer que sejamos fiéis; Deus é amor e manda que amemos uns aos outros. Mas, amor não é faltar com respeito na casa do Pai! Eu não preciso ficar conversando e trocando gracejos com o meu irmão na hora do culto para provar que sou fraterno; eu não preciso ficar abraçado ou deitado no ombro do meu cônjuge fazendo-lhe carícias na hora do culto para provar que o amo; eu não preciso ficar trocando beijinhos com meu namorado (a) na hora do culto para que as pessoas vejam o quanto estamos nos dando bem. Muitos não agem com temor diante de Deus porque estão acostumados na casa do papai desordeiro! “Que fazes tu em recitares os meus versos, visto que lanças para trás de ti os meus ensinamentos?” - Questiona o Senhor a cada um de nós quando os seus olhos contemplam a nossa adoração e vê que o estamos honrando de lábios, mas, o nosso coração está longe da sua presença e de uma vida de obediência e de temor ao seu Nome.
Estão transformando a casa do Pai num lugar comum e por isso o profano está invadindo o Santo. Aqui em Massachusetts, por exemplo, muitos líderes perderam a reverência pela casa de Deus e por amor ao dinheiro os americanos têm alugado os templos e quem tem mais, quem oferece mais, tem prioridade. O templo batista tem sido alugado para os budistas, os humanistas e, assim, em nome do deus mamom, tantos "istas" têm invadido o lugar santo e o profano vai tomando espaço. Porém, não podemos nos conformar com este mundo! É tempo de mudança! É tempo de saber que o Senhor está neste lugar! Então, tire as sandálias dos teus pés porque o lugar em que estás é terra santa! Jesus disse que Deus, o Pai, está a procura de verdadeiros adoradores que o adore em espírito e em verdade. Adorar a Deus em espírito e em verdade não significa cantar levantando as mãos, fazer coreografia, dançar diante do trono, repetir o mesmo cântico até que o auditório entre em êxito e, quem sabe, Deus tape os seus ouvidos porque ele sonda o coração do verdadeiro adorador e não suporta hipocrisia, não suporta vãs repetições e diz que não é pelo muito falar que nós seremos atendidos. Porém, o verdadeiro adorador é o crente cheio do Espírito Santo, que contempla a glória de Deus no templo e essa glória o acompanha em sua casa, no seu trabalho, na rua, no supermercado, no mall, no plaza, na praia, no restaurante, numa festa; enfim, seja onde for, esteja onde estiver, o crente em Jesus estará refletindo a glória de Deus em sua vida.
A minha casa será chamada casa de oração! Jesus expulsou do templo aqueles que queriam fazer da casa do Pai, na casa do papai desordeiro. "E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração - mas vós a tendes convertido em covil de ladrões”. Fico pensando, o que faria Jesus ao entrar nos templos do nosso tempo. Quanto comércio! Quanta irreverência! Quanto mundanismo!
A Casa de Oração é lugar de concerto, de cura, de louvor, de adoração.E, todos são convidados a se achegar a Deus porque Ele nos criou para o louvor da sua glória. Somos chamados às bodas do Filho do Rei como convidados de honra, mas os convidados precisam de trajes reais. Jesus contou uma parábola dizendo: O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho. E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; e estes não quiseram vir. Depois enviou outros servos dizendo: dizei aos convidados: eis que tenho o meu jantar preparado; vinde às bodas. Porém eles, não fazendo caso, foram um para o seu campo, outro para o seu tráfico. Então diz aos servos: As bodas na verdade estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus, como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei entrando para ver os convidados viu ali um homem, que não estava trajado com vestidos de núpcias. E disse: amigo, como entrastes aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu. Disse então o rei aos servos: amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai nas trevas exteriores: ali haverá prantos e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas, poucos escolhidos. Quando somos convidados para ir a presença de Deus, vamos da forma como estamos. Se estou no vício do cigarro, da bebida, das drogas, da prostituição, da mentira, do homossexualismo; se tenho roubado do meu empregado não lhe pagando salário justo ou tenho roubado do meu patrão recebendo um bom salário e não estou fazendo minhas horas de trabalho como deveria; se tenho maltratado minha família e as juras de amor ao meu cônjuge no dia do nosso casamento ficaram no esquecimento; se provoco a ira dos meus filhos; se não respeito os meus pais; se tenho sido desonesto na minha escola e minhas notas estudantis são 'uma farsa' porque colo nas provas. Por causa dos nossos pecados somos indignos de participar das bodas. Mas, o rei nos convida do jeito que somos e de quão miseravelmente contaminados pelo pecado nos encontramos. Jesus nos aceita! Sem problema! Pode vir a Jesus do jeito que está! Você foi convidado. Venha para a casa do Pai! Mas ao chegar ao banquete das bodas você deverá se adequar as exigências do Rei. E a exigência dele, é uma nova roupa, você terá que usar vestes reais e isto significa novas atitudes em sua forma de viver. “Andai como filhos da luz”, recomenda a Bíblia. O Banquete está preparado e fomos convidados. Mas o anfitrião exige que estejamos vestidos dignamente. Deus não está interessado na nossa aparência física, mas, a decência das nossas vestes devem também se ajustar às vestimentas reais para que sejamos dignos de contemplar a sua face e fazer parte da sua santidade. Deus se agrada do ajuntamento de seus adoradores, mas Ele está procurando verdadeiros adoradores que o adore em espírito e em verdade. E adoradores verdadeiros são reverentes e reconhece quão importante é estar na presença do Filho do Rei, pois, Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, e apesar de toda a sua majestade e grandeza, Ele é, também, Aba Pai, o nosso paizinho. Deus é o papai amoroso que carrega seus filhos no colo com todo amor e carinho. Contudo, nunca podemos esquecer que o nosso Pai merece respeito e reverência. E o que muitos chamam de legalismo, deve ser aceito como temor, decência e ordem ao que merece toda honra, toda gloria, todo o louvor dos seus adoradores, lembrando sempre que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Tire as sandálias dos teus pés, pois o lugar em que estás é terra santa! Tirar as sandálias dos pés é, em todos os aspectos, saber ser reverente diante da majestosa presença do Rei! O salmista recomendou: guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus. E Jesus disse aos que não reverenciavam a sua Casa: A minha casa será chamada casa de oração!
Deus abençoe a sua vida.

Nenhum comentário: